Medição de tensão e corrente.
Multímetro
Multímetro é um instrumento que mede as propriedades de um circuito elétrico. Estes instrumentos são úteis ao se construir qualquer circuito porque podem medir vários tipos de valores de grandezas, como por exemplo resistência, corrente e tensão.
O múltímetro é preparado para que consiga medir tanto corrente contínua (CC) que estão presentes por exemplo em baterias de automóveis, e também, medir corrente alternada (CA) que estão nas tomadas domésticas por exemplo. Para efeito dos nossos experimentos utilizaremos sempre a configuração de corrente contínua do multímetro já que utilizaremos sempre baterias. Você pode medir tensões contínuas e alternadas separadamente com um multímetro, e o mesmo vale para a corrente. Portanto, um mesmo instrumento é suficiente para medir a corrente em tomadas domésticas (CA) e baterias de automóveis (CC).
O fio vermelho é o fio positivo, o fio preto é o negativo, e o seletor central permite que você diga ao multímetro o que medir. Se você está tendo problemas com um circuito, medir a tensão em pontos-chaves é uma maneira prática de descobrir o que está errado.
Na figura acima podemos ver o multímetro sendo utilizado para realizar a medição da resistência que vale 220Ω e medindo a queda de tensão da resistência no circuito que tem o valor de 2,45 V. Para medir a voltagem num componente devemos ligar o multímetro em paraleto, ou seja, cada uma das pontas de prova deve ir num terminal do componente medido.
A simulação acima foi feita no Tinkercad, caso ainda não tenha familiaridade com esta ferramenta consulte o blog Abaixo:
Introdução ao Tinkercad, simulação de circuito.
Na figura acima vemos que para medir a corrente é necessário ligar o multímetro em série para realizar a medição.
Circuito em Série
Em um circuito em série, como o nome já diz, os componentes são ligados de forma serial, como na figura a esquerda, ou seja, um após o outro. Nessa configuração, em um circuito com resistências, a corrente sempre é a mesma pois a mesma circula em apenas em um fio, porém a voltagem sofre alterações em cada componente.
Circuito em Paralelo
Em um circuito em paralelo, os componentes são ligados um ao lado do outro conforme mostra a figura a esquerda. Nessa configuração a corrente passa por mais de um fio, com isso ela é diferente nos trechos paralelos do circuito como se fosse o caminho seguido pela água em dois afluentes de um rio. Já a voltagem é a mesma nos dois componentes.