Resistor

A resistência impede que a corrente flua livremente em um circuito. Um resistor é um componente que adiciona essa resistência a um o circuito eletrônico. Quanto mais resistência seu circuito tiver, menos corrente fluirá por ela.

Se você olha para um resistor, você notará que o mesmo contém faixas coloridas. Essas cores informam o valor do resistor. que é medida em ohms.  Para representar essa grandeza, usaremos um símbolo ômega, Ω, e tenha sempre em mente:  mais ohms significa mais resistência aplicada ao circuito.

A maioria dos resistores tem quatro faixas de cores. Da esquerda, o primeira banda dá o primeiro dígito do valor da resistência. Nisso Por exemplo, a primeira banda é vermelha, então o primeiro dígito é 2. O o segundo dígito é dado pela segunda banda é 2 pois a cor é vermelha.

Juntos, isso nos dá o valor base de 22. Em seguida, multiplicamos 22 pelo valor da terceira banda — o multiplicador. Nisso Por exemplo, a banda preta representa 1 Ω, então multiplicamos 22 por 1:

22 × 1 Ω = 22 Ω

Mas o valor de resistência real de um resistor, geralmente, não corresponde ao valor escrito nele!

Isso soa um pouco estranho, certo?

Isso acontece pois para os fabricantes é difícil fabricar os resistores com precisão perfeita, então, ao invés disso, eles certificam-se de que os resistores possuem porcentagens de erro em torno valor de resistência.

Essa porcentagem de erro que o fabricante garante é chamada tolerância.

Nosso resistor de exemplo é rotulado 22 Ω com uma tolerância de 5 por cento. Isso significa que a resistência real do resistor pode ser qualquer valor de 5 por cento superior ou 5 por cento inferior a 22 Ω. Porque 5 por cento de 22 é de cerca de 1,1. A resistência real pode estar em qualquer lugar entre 20,9 Ω e 23,1 Ω.

Normalmente, as três bandas que informam o valor da resistência estão agrupados, e a faixa que informa a tolerância é espaçado um pouco mais longe. Mas às vezes as bandas são tão perto que é difícil ver quais três bandas dão a resistência.

Felizmente, a quarta banda é tipicamente de ouro ou prata, então, se você vir uma pulseira de ouro ou prata, é seguro assumir que isso é a faixa de tolerância.

Observação: Se um resistor tem cinco bandas em vez de quatro, então as três primeiras bandas são dígitos e a quarta é o multiplicador.

Capacitor

O capacitor é como uma bateria recarregável; você pode cobrar um capacitor e usar sua energia para alimentar alguma coisa. Mas uma bateria pode conter muito mais energia do que um capacitor. Uma bateria pode alimentar um LED por dias sem recarregar, enquanto a maioria dos capacitores pode alimentar um por apenas alguns segundos no máximo.

Capacitores polarizados e não polarizados

Os capacitores caracterizam-se como polarizados ou não polarizados. Um capacitor polarizado tem uma perna positiva e a outra negativa, onde a sua perna positiva deve estar sempre conectada no terminal positivo da bateria.

O capacitor preto mostrado na foto é polarizado e sua perna negativa é marcada com uma faixa e sinal de menos sinais ao lado.

O capacitor amarelo não é polarizado, então não importa qual perna vai conectar em qual terminal da bateria.

CUIDADO! Atenção ao usar capacitores polarizados em seus projetos. Você deve conectá-los da maneira correta para evitar que eles sejam danificados ou causem explosões que possam causar-lhe risco de se machucar.

Você pode usar um capacitor não polarizado em todos os seus circuitos. A única exigência é que use capacitores com a capacitância correta requerida pelo seu projeto. A capacitância é medida em farads (F), sendo que quanto mais capacitância um capacitor tem, mais energia ele irá armazenar.
Capacitores não polarizados com grandes capacitâncias não são produzidos pois treiam que ser fisicamente muito grandes. Capacitores polarizados tem a capacidade de reter mais energia em um espaço menor, no entanto existe a desvantagem de estarem conectados corretamente no terminal da bateria.

Caso você tenha que construir circuitos com valores grandes de capacitância, será necessário usar capacitores polarizados. Então, tenha certeza de que os capacitores polarizados estejam conectados corretamente no circuito, ou seja, .

Valores dos capacitores

Os capacitores que geralmente você usará terão capacitâncias em a faixa de μF (microfarad), nF (nanofarad) ou pF (picofarad). As capacitâncias tendem a ser muito pequenas e geralmente são escritas com os prefixos micro, nano e pico, que são definidos como segue:

Capacitores polarizados tem tamanho suficiente para ter seus valores escrito neles, mas capacitores não polarizados, por outro lado, isso é um pouco mais complicado, pois, geralmente são muito pequenos, então possuem códigos numéricos como 403 ou 701. Para saber ler os valores desses capacitores é necessário usar o código de cores.

Códigos dos capacitores

A seguir é mostrada uma tabela a qual contém os códigos mais comuns de capacitores. Consulte esta tabela quando estiver usando capacitores cerâmicos ou de tântalo porque, diferentemente dos capacitores eletrolíticos , aqueles não terão suas capacitâncias escritas diretamente para você.

Código Picofarad (pF) Nanofarad (nF) Microfarad (µF)
101 100 0.1 0.0001
102 1.000 1 0,001
103 10.000 10 0.01
104 100.000 100 0.1
105 1.000.000 1.000 1

Você poderá calcular o valor do capacitor usando a tabela acima e a figura a esquerda. Observe que exixte um número com três casas. Os dois números a esquerda representam o valor em picofarad, então, olhando a figura podemos ler 37. Já o número a esquerda representa a quantidade de zeros postos no valor, no nosso caso 2. Com isso, lemos o capacitor como 3700 picofarad ou 3.7 Nanofarad (nF), ou ainda 0.0037 Microfarad (µF).

Códigos dos capacitores

Um diodo é um dispositivo semicondutor que essencialmente atua como uma chave que deixa a corrente passar em uma direção, ou seja, aceita que a corrente flua facilmente em uma direção e restringe severamente a passagem da corrente na direção contrária.

Os diodos também são conhecidos como retificadores porque transformam a corrente alternada (CA) em corrente contínua pulsante (CC). Os diodos são classificados de acordo com seu tipo, tensão e capacidade de corrente.

Os diodos têm polaridade, determinada por um ânodo (condutor positivo) e cátodo (condutor negativo). A maioria dos diodos permite que a corrente flua apenas quando uma tensão positiva é aplicada ao ânodo.

O LED é um tipo especial de diodo ao qual emite luz. Se você olhar para o seu LED de perto irá ver que uma perna está mais longa que o outra. Os LEDs são polarizados, o que significa que a corrente flui através deles somente se você os conectar  corretamente em seu circuito. A perna mais longa é chamada de ânodo, eta é a perna que você conecta ao lado positivo da bateria e a outra perna mais curta é chamada de cátodo que é conectada ao lado negativo da bateria. Em alguns LEDs, as pernas são as Mesmo comprimento. Nesse caso, encontre o chanfro ao lado na parte inferior do próprio LED. A perna do lado plano (chanfrado) é o cátodo.

CUIDADO! Atenção ao ligar um LED ao circuito pois caso não use um resistor apropriado haverá a queima do LED. Acontece que o LED consome toda a corrente e nesse caso é necessário restringí-la por meio de um resistor apropriado.