Conteúdo

Leia aqui nossas publicações.

Conceitos básicos de circuitos, corrente e tensão. Lei de ohm.


Na figura do lado esquerdo temos um exemplo de circuito elétrico. Existe uma bateria de 9 volts criando uma corrente elétrica que movimentará os elétrons criando uma corrente elétrica. Neste circuito há fios que conduzem a corrente elétrica através do circuito e ligam os componentes deste circuito. Existe uma lâmpada que faz o papel de uma resistência elétrica, fazendo oposição a corrente e por conta disso emite luz.

Portanto, Circuitos elétricos são ligações de elementos, como geradores, receptores e capacitores, realizadas por meio de fios condutores, permitindo a circulação da corrente elétrica.

Corrente elétrica.

A corrente é a quantidade de elétrons que flui através de um fio, e é medido em amperes (A). Se a corrente elétrica é forte significa há muitos elétrons fluindo através de um fio. Quando você aumentar a tensão em um circuito, a corrente também aumenta. Assim como a água flui para baixo devido à gravidade, a eletricidade corrente flui do terminal positivo da bateria para o terminal negativo da bateria. Na verdade, os próprios elétrons fluem na direção oposta, do lado negativo do seu bateria para o lado positivo. Mas quando falamos de corrente elétrica, dizemos que ela flui de positivo (+) para negativo (–).

Voltagem

Quando você conecta uma bateria à uma lâmpada, está aplicando uma tensão através do filamento interno. A tensão empurra os elétrons através do fio e é medido em volts (V). Quanto mais alta a tensão, mais elétrons fluirão através do fio.
Pense em um fio como um tubo cheio de bolinhas de gude: quando você coloque uma bola de gude de um lado, uma bola de gude sai do outro lado exatamente ao mesmo tempo, sem demora.

Lei de Ohm.

A chave para controlar a corrente e a tensão em seu circuito é uma fórmula chamada lei de Ohm. A lei de Ohm relaciona a resistência, tensão e corrente da seguinte forma:

V = I × R

Veja o que essas letras significam:

Tensão “V”, medida em volts (V), “I” Corrente, medida em amperes (A), Resistência “R”, medida em ohms (Ω)

Dadas essas definições, a lei de Ohm diz: “A tensão é igual à corrente multiplicada pela resistência.” Você também pode escreva a fórmula da lei de Ohm nas duas formas a seguir:

Vamos colocar a lei de Ohm para funcionar.

Imagine que você tem um resistor e uma bateria de 9 V, e você deseja que 0,05 A de corrente flua o resistor. Quanta resistência você precisa no resistor para obter a quantidade certa de corrente fluindo?

Use a lei de Ohm para descobrir:


Depois de dividir a tensão pela corrente, você descobrirá que
para obter 0,05 A de corrente fluindo no resistor, você precisa de um
resistor de 180 Ω.

Resistência.


A tensão empurra os elétrons para formar uma corrente e a resistência
restringe a corrente. É como brincar com uma mangueira de jardim: se
você aperta a mangueira, você adiciona resistência ao fluxo de água
para que saia menos água. Mas se você virar a torneira mais
(como aumentar a voltagem), a pressão aumenta e
mais água flui mesmo que você ainda esteja apertando a mangueira
do mesmo jeito. A resistência na eletricidade funciona como
isso, e é medido em ohms (Ω).

Publicações mais recentes